segunda-feira, 6 de maio de 2013

A Arte da Primeiridade


A semiótica explica que Primeiridade é a qualidade da consciência imediata- a espontaneidade, a liberdade. Pois bem, o primeiro contato de uma criança com materiais de pintura se encaixa nesse parâmetro semiótico: o descobrimento da “arte” através de seus dedos sujos de tinta numa tela, basta para libertar a mente.
Elias Neto (Foto: Edson Spitaletti)

Esse curta metragem foi realizado em 2010 para uma mostra de vídeos interna da faculdade, cujo tema era primeiridade, então, aproveitei para registrar o primeiro contato do meu sobrinho Elias Neto, com a arte de pintar. 
Utilizei uma câmera antiga para manter uma linguagem “nostálgica”. A grata surpresa aconteceu durante a gravação em que o menino de apenas dois anos começou a se empolgar com os materiais e a pintar compulsivamente.
Paul Jackson Pollock
           Tal experiência resultou em pinturas parecidas com as telas do artista Paul Jackson Pollock. Este arremessava tinta com os pincéis nas telas de uma maneira não tradicional, o que marcou sua obra.
          
             Um exercício válido como experiência do ponto de vista semiótico e audiovisual, além de uma singela homenagem a um dos maiores artistas de todos os tempos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário